A Comunicação Vigiada: nota sobre a suspeição na Cibercultura

Contemporanea

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ISSN: 23161329
Editor Chefe: Jorge Leite Júnior
Início Publicação: 31/12/2010
Periodicidade: Semestral
Área de Estudo: Sociologia

A Comunicação Vigiada: nota sobre a suspeição na Cibercultura

Ano: 2004 | Volume: 2 | Número: 1

Palavras-chave: digital, crença, irritação

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

As tecnologias digitais colocaram-nos perante uma nova geração de imagens que
vem abalar a cultura de confianças que as imagens técnicas modernas tinham estabelecido.
Em questão está não só o novo estatuto dos simulacros digitais, assim como
também o velho estatuto das imagens analógicas. Duas culturas visuais que, ao coexistirem
na atualidade, instalam um regime de crenças visuais misto e tendencialmente
desorientado. Entre o “isto foi” fotográfico (Barthes) e o “isto pode não ter sido” digital,
as imagens técnicas contemporâneas ressaltaram um estado de irritação há muito
arredado das práticas visuais do Ocidente. Em que cremos crer do programa das
imagens que hoje observamos?



Resumo Inglês:

Digital technologies have offered us a new generation of images that questions the culture of
confidence that the modern technical images had once established. At stake is not just the digital
simulacra’s new status but also the old analogical images’ one. Two visual cultures whose coexistence
installs a mixed visual beliefs’ regime which shows tendency to disorientation. Between the
photographical “this has been” (Barthes) and the digital “this may not have been” the contemporary
technical images have stressed a state of irritation far-out from the recent visual practices in the
Occident. In what do we believe to believe from the program of the images we observe nowadays?



Resumo Espanhol:

Las tecnologías digitales nos han colocado delante de una nueva generación de imágenes que
vienen a debilitar la cultura de confianza que las imágenes técnicas modernas han establecido. En
cuestión está no solamente el nuevo estatuto de los simulacros digitales, sino también el viejo
estatuto de las imagenes analógicas. Dos culturas visuales que al coexistir, en la actualidad, instalan
un régimen de creencias visuales mixto y tendencialmente desorientado. Así, entre el “ésto fue”
fotográfico (Barthes) y el “ésto puede no haber sido” digital, las imágenes técnicas contemporáneas
resaltarán un estado de irritación desviado hace mucho tiempo de las práticas visuales de Occidente.
¿En qué creemos creer del programa de las imágenes que observamos hoy?



Resumo Francês:

Les technologies numériques nous ont placés devant une nouvelle gérération d’images qui
vient bouleverser la culture de confiances établie par les images techniques modernes. Il ne s’agit pas
seulement d’un nouveau statut des simulacres numériques mais aussi du vieux statut des images
analogiques. Ce sont deux cultures visuelles que installent un regime de croyances visualles mixte et
tendanciellement desoriente par sa coexistence à l’actualité. Entre lê “ça a été” photographique
(Barthes) er lê “ça peut ne pás avoir été” numérique lês images techniques contemporaines ont
relevées un état d’irritation distancié pour très long temps des pratiques visualles de l’Occidebt. En
quoi croyons-nous croine du programme des images qu’on observe aujourd’hui?