Neste trabalho1, investigamos os aspectos teóricos e polÃtico-institucionais que consideramos responsáveis pela absoluta marginalização do interesse pela recepção cinematográfica nos estudos brasileiros de cinema, tais como: 1) a sobrevivência do glauberianismo como cânone estético-teórico; 2) a ausência de vontade polÃtico-acadêmica para dialogar com a produção teórico-metodológica internacional – como os estudos culturais e o cognitivismo – que, surgindo a partir dos anos 1980, se contrapõe, na área da espectatorialidade, ao textualismo modernista tÃpico dos estudos de cinema na década de 1970; e 3) a hipertrofia e o anticontextualismo da área da análise fÃlmica, desviando o olhar do espectador concreto. Ao final, como parte de um movimento de ruptura com essa situação, apresentamos nosso projeto de pesquisa em andamento, denominado “Discursos do público sobre o cinema brasileiroâ€.
This paper discusses the theoretical and the political/institutional aspects which were considered responsible for the absolute marginalization of the interest in cinematic reception in film studies in Brazil, such as: 1)the survival of Glauberianism as the theoretical and aesthetical canon; 2)the absence of political-academic wish to dialogue with the international theoretical and methodological output - such as cultural studies and cognitivism - which, appearing in the 1980s, oppose, in the field of spectatorship, the modernist textualism typical of cinema studies in the 1970s; and 3) the hypertrophy and anticontextualism of the field of film analysis, preventing the look towards the actual spectator. At the end, as part of a movement of rupture with the present situation, the article presents ongoing research project, named “Discourses of the audience on Brazilian cinemaâ€.