A HISTORIOGRAFIA CLÁSSICA DO CINEMA NACIONAL E A BELA ÉPOCA DO CINEMA BRASILEIRO: A INFLUÊNCIA DE PAULO EMÍLIO SALLES GOMES

Fênix

Endereço:
Rua dos Antérios, 11 Cidade Jardim
Uberlândia / MS
0
Site: http://www.revistafenix.pro.br
Telefone: (34)3238-5598
ISSN: 18076971
Editor Chefe: Alcides Freire Ramos
Início Publicação: 30/09/2004
Periodicidade: Trimestral
Área de Estudo: História

A HISTORIOGRAFIA CLÁSSICA DO CINEMA NACIONAL E A BELA ÉPOCA DO CINEMA BRASILEIRO: A INFLUÊNCIA DE PAULO EMÍLIO SALLES GOMES

Ano: 2010 | Volume: 7 | Número: 3
Autores: Julierme Morais
Autor Correspondente: Julierme Morais | [email protected]

Palavras-chave: Historiografia, cinema brasileiro, Bela Época, Paulo Emílio Salles Gomes

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

Este artigo pretende evidenciar que a trilogia de ensaios Panorama do cinema brasileiro:
1896/1966 (1966), Pequeno cinema antigo (1969) e Cinema: trajetória no subdesenvolvimento (1973),
do crítico e historiador Paulo Emílio Salles Gomes, constituiu-se numa teia interpretativa do recorte da
Bela época do cinema brasileiro na historiografia cinematográfica nacional.



Resumo Inglês:

This article aims to highlight that the trilogy of essays Scenery Brazilian film: 1896/1966
(1966), Little old movie (1969) and Film: trajectory of underdevelopment, the critic and historian Paulo
Emílio Salles Gomes, constituted a web interpretative Beautiful time of clipping of the historiography of
Brazilian cinema national film.