Tendo como pressuposto a vocação interdisciplinar da História Cultural, o romance “O Mulatoâ€, de AluÃsio Azevedo, é tomado como base empÃrica principal deste artigo voltado para questões identitárias e raciais, que afloram no cotidiano brasileiro do século XIX. Na esteira do entrecruzamento de temporalidades, objetivou-se, na lida com fragmentos discursivos selecionados da obra romanesca, destacar sentidos possÃveis, para uma encenação cujo representacional, em contraponto com o Brasil de hoje, desvela mudanças, mas também permanências. Reside aÃ, aliás, o argumento norteador do estudo.
Presuming in advance the interdisciplinary vocation of Cultural History, the
romance “O Mulatoâ€, (The Mulatto) by AluÃsio Azevedo, is considered as a principal empiric
basis for this article, directed towards identity and racial issues, which were abundant in
Brazilian everyday life in the XIX century. In the wake of a crossover of temporalities and
working with discursive fragments selected from the Romanesque work of art, the object was
to highlight possible significations for a staging where the representation in counterpoint with
a Brazil of today, unveils not only changes, but also permanencies. Besides, the study
argument guidelines reside in this.