Este artigo visa a compreensão da realocação de ideários europeus e norteamericanos
para o contexto hispano-americano de formação dos estados nacionais
independentes, na passagem do século XVIII para o inÃcio do século XIX, momento em que
as correntes de pensamento do Iluminismo fluÃam para o universo colonial, tomando-se por
base os trabalhos do frei dominicano mexicano Servando Teresa de Mier (1763-1827). Por
ter sido testemunha privilegiada, ao percorrer lugares de onde emanavam as ondas
reformistas, como a Europa e os Estados Unidos, e após ter sofrido pena de expatriação por
oferecer explicação polÃtica ao milagre guadalupano, Mier aparece como tÃpico
representante criollo, cujo protagonismo alia conceitos da modernidade ilustrada, com seus
ideais racionais e cientÃficos, ao arcabouço cultural e espiritual vivido pelo México colonial.
Este trabalho discute o conjunto documental do frei conhecido por Memorias por sua
contribuição para a construção do estado mexicano independente, bem como para a
formação da identidade nacional, utilizando-se as categorias históricas de memória,
identidade e representação para melhor compreensão deste fenômeno. Conclui-se que o
ideário elaborado por frei Servando é expoente hispano-americano da corrente intelectual
reformista presente na história ocidental do perÃodo analisado e fundamental para a
compreensão da História das Idéias na Hispano-América.
This article aims at comprehending the changes which took place in the way
of thinking in the Hispanic-American context of formation of the national independent
states, during the transition from the 18th to the 19th century, when Illuminism ideas
reached the colonies, becoming the basis of Mexican priest Servando Teresa de Mier (1763-
1827) ideas. For being privileged witness, wandering around places from where reforming
forces were strong, like in the United States of America and Europe, and after suffering
expatriation for relating political reasons to Guadalupe’s miracle, Mier appears as a typical
representation of the criollos, which protagonism associates concepts of the illustrated modernity, with its rational and scientific ideals, to the Colonial Mexico cultural and
spiritual background. This work discuss the boundaries of the work Memorias and his
contribution to the establishment of the Mexican Independent State, as well as to the
formation of a national identity making use of the historical categories of memory, identity
and representation to explain this phenomenon better. It is concluded that Servando´s ideal is
a Hispanic-American exponent of the reformist intellectual trend present in Western history
of the period which was analyzed, being essential to the comprehension of the History of
Ideas in Hispanic-America.