PAPEL DA RAZÃO E DO SENTIMENTO NA PROPOSTA ÉTICA DE TUGENDHAT

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ISSN: 19822928
Editor Chefe: Araceli Velloso
Início Publicação: 30/06/1996
Periodicidade: Semestral
Área de Estudo: Filosofia

PAPEL DA RAZÃO E DO SENTIMENTO NA PROPOSTA ÉTICA DE TUGENDHAT

Ano: 2001 | Volume: 6 | Número: 1
Autores: Martina Korelc
Autor Correspondente: Martina Korelc | [email protected]

Palavras-chave: juízos morais, razão, sentimento, justificação, intersubjetividade.

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

O texto pretende explicitar como, segundo Tugendhat, se dá a justificação da moral, intrínseca aos juízos morais, através de uma imbricação dos elementos racional e emotivo. Os juízos morais, enquanto procedimento racional, contêm uma pretensão de objetividade, que se pode explicar pelo imperativo categórico kantiano, interpretado como um exigir mútuo do respeito universal e imparcial aos interesses de todos. A obrigatoriedade moral, porém, pressupõe também um querer fazer parte de uma comunidade moral, a partir da qual os juízos morais passam a vincular emotivamente, através da interiorização dos sentimentos que acompanham o aprovar e o desaprovar moral. Essa explicação das exigências morais parece satisfatória para a justificação de um núcleo mínimo de normas morais partilhadas numa dada sociedade; o texto aponta para a problematicidade dessa justificação da obrigatoriedade moral nos casos em que faltam regras partilhadas ou quando se considera a não-identificação das exigências morais com o que é empiricamente aprovado na sociedade.



Resumo Inglês:

The paper pretends to explain a Tugendhat’s explication of the justification of the moral obligation, implicit in the moral judgement, in which rational and emotional elements are present. The moral judgements, whereas racional proceeding, envolve a pretension to objectivity, that can be explicated by the kantian categorical imperative, interpreted as mutual demanding for the universal and imparcial respect of the interests of everyone. The moral obligation, however, implies also a will to take part of a moral community and of the intersubjective exigences which are assumed through an interiorization of sentiments that go along with moral approvals or disapprovals. This explication of the moral exigences seems satisfactory for justificate a minimal nucleus of moral norms shared by the community; the paper points to a difficulty of this justification of the moral obligation in the case of the lack of shared moral norms and in the case of a discrepancy between moral exigences and what is empirically approved in the society.