Detendoâ€nos especialmente no livro que Martin Wackernagel edita em 1938, Der Lebensraum des Künstlers in der florentinischen Renaissance: Aufgaben und Auftraggeber, Werkstatt und Kunstmarkt (O espaço de vida dos artistas no Renascimento florentino: tarefas e comitente, oficina e mercado de arte), intentaremos estabelecer as relações que aproximam e distanciam o autor da escola de Wölfflin, buscando, por outro lado, sua relação com a obra históricoâ€artÃstica de Burckhardt e de um importante personagem para a história da arte do séc. XX, várias vezes citado no livro de Wackernagel: Aby Warburg. Ao voltarâ€se ao estudo das obras de arte, dos comitentes, das formas de colecionismo, dos modos de funcionamento das oficinas e do mercado de arte, da educação e da posição social dos artistas, Wackernagel pensava desnudar o mundo artÃstico renascentista florentino a partir do que chamou Lebensraum des Künstlers (espaço de vida dos artistas). O estudo sobre a obra de Wackernagel pode ser útil ainda para iluminar o destino da história da arte no Brasil ao longo do séc. XX, compreendendo no contexto brasileiro a dupla fortuna das leituras de Wölfflin e do Burckhardt historiador da arte.
Focusing precisely the book that Martin Wackernagel published on 1938, Der Lebensraum des Künstlers in der florentinischen Renaissance: Aufgaben und Auftraggeber, Werkstatt und Kunstmarkt (The Artists life space in the Florence Renaissance: works and patrons, workshops and art market) we will try to establish the relationships that permit the author, at the same time, be near and far from the Wölfflin school, looking for, on the other way, his relationship with Burckhardt’s art historic works and with an important author for the art history on the 20th Century that is mentioned in Wackernagel’s book: Aby Warburg. When he address himself to the study of the art works, the patrons, the forms of the art collections, the ways of the workshop’s functioning and the art market, the artist’s education and their social position, Wackernagel thinks to denude the artistic world in the Florence Renaissance according to the artists’ life space
(Lebensraum des Künstlers).