Analisamos aqui o mito em sua função propositiva para a cultura, no contexto hÃbrido da cultura
contemporânea, situada na encruzilhada entre mythos e logos. Visto como vivência, o mito é
analisado segundo cinco modalidades identificadas por nós: o lúdico, o corporal, o psÃquico, o
imaginário e o mÃstico. Essas vivências passam pela linguagem como um potencial que necessita
acontecer; tal acontecer se dá através de um processo que chamamos de comunicação. A razão
mÃtica é, originariamente, uma razão oral, sendo assim, ela funda suas estruturas na necessidade de
memorização e transmissão. Musical e corporal, dramática e misteriosa, a razão mÃtica é uma das
estruturas-base de uma razão poética que se encontra viva e presente, ainda que de maneira velada
e clandestina, na cultura contemporânea.
We hereby analyze the myth in its propositional function to culture, in the hybrid context of
contemporary culture, located in the intersection between mythos and logos. Seen as an experience,
the myth is analyzed according to five modalities we identified: the ludic, the corporeal, the psychic,
the imaginary and the mystic. These experiences pass through language as a potential that needs to
occur, and this occurrence happens through a process we call communication. The mythic reason is,
originally, a spoken reason, and so being, it founds its structure on the necessity of memorization and
transmission. Musical and corporeal, dramatic and mysterious, the mythic reason is one of the basestructures
for a poetic reason which is alive and present, even if in a veiled and clandestine manner,
in the contemporary culture.