O presente artigo é um estudo das dinâmicas do gênero musical articuladas à interpretação
de marcas estilÃsticas mobilizadas como estratégias de endereçamento inseridas na
obra de Jorge Ben Jor. Para isso, é realizada a análise midiática de um de seus discos mais
representativos, o álbum Ãfrica Brasil (Philips, 1976), articulando-se também as noções
de música popular massiva e dicção da canção. O corpus analÃtico é composto pelas duas
canções de trabalho do disco, Xica da Silva e Ãfrica Brasil (Zumbi). Neste sentido, através
deste exercÃcio metodológico, tentamos compreender como são estruturadas as gramáticas
dos gêneros musicais no interior do produto musical, levando-se em consideração
também suas dinâmicas de produção de sentido no interior da música popular massiva
brasileira e internacional.
This article is a study of the musical genre dynamics, articulated to the interpretation of
stylistic marks mobilized as addressing strategies inserted in the music of Jorge Ben Jor.
In order to do so, we conducted a mediatic analysis over one of his most representative
albums, Africa Brazil (Philips, 1976), also articulating the concepts of mass popular music,
diction and popular song. The corpus consists of two songs of this disc, Xica da Silva and
Africa Brazil (Zumbi). In this sense, through this methodological exercise, we try to understand
how are structured the grammars of musical genres inscribed in the album, also
taking into consideration its dynamics of meaning-making inside the massive brazilian and
international popular music.