SÃO MIGUEL PAULISTA: Capela de São Miguel Arcanjo – interfaces das memórias do patrimônio cultural

Histórica

Endereço:
Rua Voluntários da Pátria, 596
São Paulo / SP
0
Site: http://www.historica.arquivoestado.sp.gov.br
Telefone: (11) 2221-4785
ISSN: 1808-6284
Editor Chefe: [email protected]
Início Publicação: 31/03/2005
Periodicidade: Bimestral
Área de Estudo: História

SÃO MIGUEL PAULISTA: Capela de São Miguel Arcanjo – interfaces das memórias do patrimônio cultural

Ano: 2010 | Volume: 6 | Número: 43
Autores: Isabel Rodrigues de Morais
Autor Correspondente: Isabel Rodrigues de Morais | [email protected]

Palavras-chave: Patrimônio, Memória, História oral.

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

Neste artigo, procuro refletir sobre o bairro de São Miguel Paulista e o seu
cotidiano, especialmente ligado à presença da Capela de São Miguel Arcanjo, um dos
templos religiosos mais antigos da cidade de São Paulo. Busco perceber a Capela como
parte de uma experiência social que envolve interesses e relações de poder que atribuem
diferentes significados a esse patrimônio. Os documentos produzidos pelos órgãos oficiais e
os depoimentos orais de pessoas relacionadas à Capela e ao bairro de São Miguel Paulista
serviram como fonte de pesquisa, bem como as diferentes produções desses sujeitos. Da
interlocução dessas ações e produções, pretendo entender o sentido histórico deste
patrimônio cultural.



Resumo Inglês:

In this article I pursuit to reflect about São Miguel Paulista district and its daily,
specially on to the presence of São Miguel Arcanjo Chapel, one of the oldest religious
temples of São Paulo city. I pursuit to realize the São Miguel Arcanjo Chapel as part of one
social experience that involves interests and power relations that gives different meanings to
this patrimony. It was served as research source the documents produced by the official
organisms and verbal depositions related to the Chapel and the São Miguel Paulista district,
as well as the different productions of these citizens. From these actions and productions
interlocutions, I pretend to understand the right sense of this cultural patrimony.