APLICAÇÃO DA TEORIA DA POTÊNCIA REATIVA INSTANTÂNEA NA GERAÇÃO DAS REFERÊNCIAS DE COMPENSAÇÃO DE CORRENTE EM UM FILTRO ATIVO PARALELO TRIFÁSICO.

Unopar Científica Ciências Exatas e Tecnológicas

Endereço:
Rua Marselha, nº 591 Jardim Piza
Londrina / PR
86041-120
Site: http://www.unopar.br
Telefone: (43) 3371-7931
ISSN: 1679-088X
Editor Chefe: Hélio Hiroshi Suguimoto
Início Publicação: 31/10/2012
Periodicidade: Anual
Área de Estudo: Ciência da computação

APLICAÇÃO DA TEORIA DA POTÊNCIA REATIVA INSTANTÂNEA NA GERAÇÃO DAS REFERÊNCIAS DE COMPENSAÇÃO DE CORRENTE EM UM FILTRO ATIVO PARALELO TRIFÁSICO.

Ano: 2007 | Volume: 6 | Número: 1

Palavras-chave: Compensação. Potência. Harmônicos. Filtro Ativo de Potência

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

Este trabalho tem como objetivo apresentar a aplicação da teoria da potência reativa instantânea (método p-q), para a geração das correntes de referência de compensação utilizadas em um filtro ativo de potência paralelo (FAP) trifásico. O algoritmo de compensação foi implementado por meio do software LabVIEW da National Instruments no qual as correntes de compensação do filtro ativo foram geradas a partir do sensoriamento das correntes de fase de um retificador trifásico de onda completa a diodos, alimentando uma carga RL. Os sinais trifásicos das tensões da rede e das correntes da carga foram condicionados e adquiridos em tempo real, por meio de uma placa de aquisição de dados. Ensaios foram realizados para implementar o algoritmo referente à compensação das potências reativa e harmônica geradas pela carga não linear utilizada.