Um estudo sobre a relação entre literatura e religião tomando ambas como expressão de
produtividade da interpretação no contexto da Modernidade. O artigo aborda os pressupostos
filosóficos da relação entre história da salvação e história da interpretação, e suas consequências
para a consciência histórico-cultural do Ocidente, tal como examinado por Gianni Vattimo.
Segundo este, o legado do Cristianismo se atualiza na Modernidade tardia em termos de
produtividade da interpretação, ampliando a noção de linguagem e discurso por suas implicações
ontológicas e epistemológicas. A partir desses argumentos, a relação entre literatura e religião se
estreita, permitindo compreender ambas como formas de produção simbólica, narrativa e
discursiva de interpretações poéticas e normativas da vida no mundo. Para compreendê-lo nesses
termos, recorre-se a conceitos-chave da hermenêutica literária desenvolvida por Paul Ricoeur,
com o qual temos categorias de análise, bem como uma compreensão hermenêutica do próprio
evento do texto literário. Finalmente, o artigo conclui com apontamentos para o que seria uma
hermenêutica teológica da literatura, nos termos da teologia da cultura de Paul Tillich.
This article presents a study on the relationship between literature and religion taking both as
expression of the productivity of interpretation in the context of modernity. The article discusses
the philosophical assumptions of the relationship between the salvation history and the history of
interpretation and its implications for historical and cultural consciousness of the West, as seen by
Gianni Vattimo. According this author, the legacy of Christianity is updated in late modernity in
terms of productivity interpretation, expanding the notion of language and discourse for their
ontological and epistemological implications. From these arguments on, the relationship between
literature and religion becomes closer, allowing us to understand both literature and religion as
forms of symbolic production: poetic and normative interpretations of life in the world. To
understand it in those terms, key concepts of literary hermeneutics developed by Paul Ricoeur are
evoked. These terms are used as categories of analysis to facilitate a hermeneutic understanding of
the actual event of the literary text. Finally, the paper concludes with some considerations for a
hermeneutics of theological literature, in terms of the theology of Paul Tillich culture.