SUJEITO SEM IDENTIDADE EM EMMANUEL LEVINAS

Síntese

Endereço:
Av. Dr. Cristiano Guimarães, 2127 - Planalto
Belo Horizonte / MG
31720300
Site: http://periodicos.faje.edu.br/index.php/Sintese
Telefone: (31) 3115-7054
ISSN: 2176-9389
Editor Chefe: Luiz Carlos Sureki
Início Publicação: 31/12/1973
Periodicidade: Quadrimestral
Área de Estudo: Filosofia

SUJEITO SEM IDENTIDADE EM EMMANUEL LEVINAS

Ano: 2012 | Volume: 39 | Número: 123
Autores: Silvestre Grzibowski
Autor Correspondente: Silvestre Grzibowski | [email protected]

Palavras-chave: Levinas, Racionabilidade, Identidade, Subjetividade, Vulnerabilidade.

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

O presente estudo examina a partir de Emmanuel Levinas o sujeito sem identidade. Segundo o pensador, o sujeito da filosofia ocidental foi constituído a partir do ego. A racionalidade apoderou-se desse conceito e assim arquitetou o edifício filosófico. Só que esse conceito anula completamente a subjetividade. Porque a ditadura da razão não possibilita pensar de outro modo, pensar diferente. Diante disso, Levinas sustenta a tese do sem identidade, ou seja, o individuo sem identidade. O ponto central será a subjetividade, no entanto, não a subjetividade como concebe a filosofia ocidental. A subjetividade parte da sensibilidade o sujeito, sensibilidade que e aproximação, exposição ao outro. Aproximação que e vulnerabilidade e responsabilidade infinita para com o outro.



Resumo Inglês:

Following Emmanuel Levinas, this study examines the subject without identity. According to the thinker, in Western philosophy, the subject has been built upon the ego. The rationality took hold of this concept and devised the philosophical edifice accordingly. However, this concept completely ifies subjectivity, since the dictatorship of reason does not allow for a different way of thinking. In view of this, Levinas maintains the thesis of the self with no identity, that is, the individual without identity. The focus will be on subjectivity, although conceived differently than in Western philosophy. Subjectivity here derives from the subject’s sensitivity, which is approach to the other and exposure to the other, and therefore vulnerability and infinite responsibility towards others.