Este trabalho tem como objetivo o estudo da construção do fantástico no romance O
Homem Duplicado, de autoria de José Saramago, a fim de apreender a imago hominis ali
plasmada. Para tanto, partir-se-á do conceito de “fantástico†– localizado entre o “estranho†e o
“maravilhoso†–, tal como estudado por Tzvetan Todorov em seu livro Introdução à Literatura
Fantástica (1975). Será examinado o plano da expressão da obra com ênfase nos seguintes
procedimentos: enumeração, gradação, locuções introdutórias e construções hipotéticas. Com
base neles, investigar-se-á o modo de operação das metamorfoses ocorridas na narrativa que
conduzem ao estudo do “tema do euâ€, ligado à questão do duplo, e do “tema do tuâ€, vinculado
às mortes e aos renascimentos presentes no texto. A análise dos elementos estruturais e
temáticos acima apontados desvela a concepção de homem e de mundo de José Saramago,
recorrentes na segunda fase de sua produção ficcional.
This work aims to study the construction of the fantastic in the novel O Homem
Duplicado, by José Saramago, in order to apprehend the imago hominis shaped there. It is based
on the concept of the "fantastic" – located between the "strange" and the "marvelous" – as
studied by Tzvetan Todorov in his book Introduction to Fantastic Literature (1975). The level
of expression of the narrative will be examined with emphasis on the following procedures:
enumeration, gradation, introductory phrases and hypothetical constructions. Based on them, it
will be investigated the mode of operation of metamorphosis occurring in the narrative leading
to the study of the “theme of me", on the issue of double, and the "theme of you", linked to
death and rebirth present in the text. The analysis of structural and thematic elements mentioned
above reveal the Saramaguian conception of man and of the world, proper of the second phase
of his fictional output.