O presente artigo discute a potencialidade heurÃstica do conceito de cultura de Pierre Bourdieu para as pesquisas na área de História. Apoia-se nos principais conceitos de Bourdieu, particularmente na acepção de cultura como distinção social, bem como nos documentos referentes ao processo de constituição do Conservatório ArtÃstico Musical Maestro Paulino Martins Alves, em Ponta Grossa, para discutir a hipótese de que o uso conceitual na investigação histórica deve estar associado ao permanente movimento do processo de pesquisa. À luz da prática historiográfica (nossas pesquisas) busca-se sustentar a assertiva de que o conceito de cultura como distinção social tem uma fecundidade analÃtica para os estudos históricos, assim como demonstrar que apenas na própria prática historiográfica é possÃvel afirmar a utilidade de determinados conceitos. Desse modo, postulamos que nos estudos históricos não faz sentido promover debates abstratos a respeito de qual teoria ou quais conceitos são melhores, mas sim, que cabe sempre ao investigador, no processo complexo de uma pesquisa, escolher conceitos que se mostram mais fecundos para explicar um determinado problema.