Este artigo busca discutir a espacialidade cinematográfica e, para tanto, analisa o curta-metragem
O Continente do cineasta paranaense Gustavo Scheffer, à luz da psicanálise lacaniana.
São apresentados o conceito de nó borromeano; de metáfora, metonÃmia, significante fálico
e significante-mestre; e de narrativa, ideologia e reificação. Descobre-se no filme uma cena
fantasmática ligada à u-topia, relação que é tese deste artigo. Por fim, esboça-se uma tipologia
das u-topias cinematográficas.
This article’s purpose is to discuss cinematographic spaciality and for this reason analyzes the
short movie O Continente from Gustavo Scheffer, a movie-maker from Paraná, under the light
of Lacanian psychoanalysis. We present the concepts of: metaphor, metonymy, phallic signifier
and master-signifier; of narrative, ideology and reification. We then discover in the movie a
phantasmatic scene linked to u-topia, and this relation is the thesis of our article, which ends by
describing some cinematographic u-topias.