O Conservatório Estadual de Música Cora Pavan Capparelli de Uberlândia e mudanças curriculares no Curso Técnico: um estudo sobre contribuições de Koellreutter e Schafer para a criação de disciplinas ligadas à prática da música contemporânea

Ouvirouver

Endereço:
Avenida João Naves de Ávila, 2160 - bloco 1V
/ RJ
0
Site: http://www.seer.ufu.br/index.php/ouvirouver
Telefone: (34) 3239-4522
ISSN: 1809290X
Editor Chefe: Lilia Neves Gonçalves
Início Publicação: 31/12/2004
Periodicidade: Anual
Área de Estudo: Artes

O Conservatório Estadual de Música Cora Pavan Capparelli de Uberlândia e mudanças curriculares no Curso Técnico: um estudo sobre contribuições de Koellreutter e Schafer para a criação de disciplinas ligadas à prática da música contemporânea

Ano: 2011 | Volume: 7 | Número: 1
Autores: Beatriz de Macedo Oliveira
Autor Correspondente: Beatriz de Macedo Oliveira | [email protected]

Palavras-chave: Escuta, Prática da música contemporânea, Paisagem sonora, Formação de músicos, Conservatório Estadual de Música Cora Pavan Capparelli de Uberlândia-MG, Curso Técnico.

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

Este estudo tem por objetivo discutir a inclusão de disciplinas voltadas para escuta, criação
e prática da música contemporânea no Curso Técnico do Conservatório Estadual de Música
Cora Pavan Capparelli, Uberlândia-MG. Justifica-se pela necessidade em desenvolver, nos
futuros músicos profissionais, um conceito de música mais abrangente, ampliando o universo
sonoro e a capacidade criativa por meio da apreciação e de atividades de composição através
da contemporaneidade, buscando a formação de músicos para um mercado profissional em
constante mudança. O estudo parte do Conservatório e das mudanças curriculares no Curso
Técnico e da reflexão do pensamento de Koellreutter e Schafer no que diz respeito às novas
concepções em educação musical mediante a utilização de procedimentos de escuta e criação
de paisagens sonoras. Koellreutter defende a perspectiva de capacitar músicos para encarar
sua arte como arte aplicada, visando colocar suas atividades a serviço da humanidade, e
Schafer diz respeito às formas de escutar e perceber a paisagem sonora, suas transformações
e suas possíveis influências no fazer musical. Este estudo tem como relevância a utilização das
propostas desses autores por serem adequadas ao país devido aos objetos sonoros utilizados
(corpo, voz e objetos cotidianos) e pela sua acessibilidade e facilidade de aplicação.



Resumo Inglês:

This study aims to discuss the need of inclusion of disciplines focused on listening, creation
and practice of contemporary music in the Technical Course of the State Conservatory of Music
Cora Pavan Capparelli, Uberlândia-MG. Justified by the need to develop future professional
musicians in a music concept more comprehensive, expanding the universe of sound and
creative ability through appreciation and activities of contemporary composition by seeking
the training of musicians for a professional market-changing. The starting-point of the study is
the Conservatory and the curricular changes in the Technical Course and the reflection of the
thought of Koellreutter and Schafer with regard to new concepts in music education through
the use of procedures of listening and creating soundscapes. Koellreutter defends the need to
enable musicians to consider their art as applied art, aiming to put their activities in the service
of humanity and with respect to Schafer ways to listen and understand the soundscape, their
transformations and their possible influences in music making. The relevance of this study is
due to consider their proposals appropriate to the country because of the sound objects (body,
voice, and everyday objects) used and its accessibility and ease of application.