Este artigo visa apresentar a genealogia dos dispositivos de poder-saber, que, para Foucault, apontam para o nascimento, para o desenvolvimento, bem como à configuração que o liberalismo e os Estados Modernos apresentam atualmente no Ocidente. Apresentaremos nossa leitura acerca das três primeiras aulas ministradas por Foucault nos dias 10, 17 e 24 de janeiro de 1979 e que, por sua vez, dão inÃcio a obra intitulada Nascimento da biopolÃtica, na qual o autor dá continuidade à s suas pesquisas realizadas no âmbito do Collège de France e, particularmente, ao curso que fora ministrado no ano anterior, denominado Segurança, território, população. Neste perÃodo de sua produção intelectual, Foucault está atento, decisivamente, à s questões concernentes à s formas de racionalização e de exercÃcio da soberania polÃtica, ou seja, à quilo que ele chamou de a arte de governar. E, será a partir dessas problematizações que iremos ao final sugerir a possibilidade de que estejamos em nosso tempo testemunhando a emergência de um novo campo de relação com o poder polÃtico que não fora problematizado por Foucault, a saber, o da mÃdia.
This article will present a genealogy of power-knowledge’s devices that, by Foucault, point out the birth, development and configuration which liberalism and Modern States present nowadays in West. We will show our reading related to the three first classes taught by Foucault in January 10, 17, 24 in 1979 and these classes begin the book entitled The birth of biopolitics, in which the author continues his researches carried out in the Collège de France and, particularly, in the course that were taught in previous year called Security, Territory, Population. In this period of his intellectual production, decisively Foucault pays attention to questions which are concerned with rationalization ways and political soberany exercise, is that, he calls it art of governing. It will be from these problematizations that we will suggest, in the end, a possibility we are witnessing in our times an emergency of new field of relation with political power, that was not problematized by Foucault, is that, the media.