O presente estudo é resultado de uma pesquisa cujo objetivo foi analisar o processo de adaptação estratégica em uma unidade de uma Instituição de Educação Profissional (IEP) a partir do modelo de adaptação estratégica proposto por Hrebiniak e Joyce (1985). O estudo caracteriza-se como longitudinal com abordagem qualitativa e descritiva, o método utilizado foi o estudo de caso, a coleta de dados foi realizada por meio de análise documental de clipagens de notÃcias publicados em jornais, entrevistas com roteiro semi-estruturado com perguntas abertas, realizadas com a alta administração. Por meio das técnicas de coleta de dados adotadas pôde-se descrever o processo de adaptação estratégica para relacioná-la com o modelo de determinismo ambiental e escolha estratégica proposto por Hrebiniak e Joyce (1985). Os dados coletados e analisados mostram uma organização voltada para o mercado, ora com mudanças motivadas pelo ambiente, ora com mudanças motivadas pela iniciativa interna. Por meio do estudo na unidade de uma IEP se percebeu a preocupação dos Diretores em estarem atentos as exigências do mercado e as necessidades das indústrias regionais, porém, foi evidenciada a procura pela qualidade e inovação, que não necessariamente é motivada pelo mercado, mas motivada internamente pela busca de melhorias e de novos desafios. Neste sentido, o estudo contribui para evidenciar uma mudança na trajetória da instituição, mostrando que houve um processo de profissionalização da gestão. A unidade passou a se antecipar as necessidades da indústria local e seguir a tendência do mercado, além de investir na melhoria de seus processos internos, na busca pela qualidade total e na melhoria do processo de ensino-aprendizagem.
The present study is the result of a research whose objective was to analyze the process of strategic adaptation in a unit of an Institution of Professional Education from the model of strategic adaptation proposed by Hrebiniak and Joyce (1985). The study is characterized as longitudinal with qualitative and descriptive approach, the method was a case study, data collection was performed through the analysis of documents from news published in newspapers, and interviews with semi-structured and open questions, conducted with the managers of the unit. Through the techniques of data
collection adopted, it was possible to describe the process of strategic adaptation to relate it to the model of environmental determinism and strategic choice proposed by Hrebiniak and Joyce (1985). The data collected and analyzed show an organization dedicated to the market, sometimes with changes driven by the environment, sometimes with changes driven by internal initiative.