A DANÇA NA RIBALTA: O CUBALLET EM GOIÂNIA (1995-2000)

Revista Cordis

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ISSN: 21764174
Editor Chefe: Yvone Dias Avelino, Marcelo Flório e Sênia Bastos
Início Publicação: 30/06/2008
Periodicidade: Semestral
Área de Estudo: História

A DANÇA NA RIBALTA: O CUBALLET EM GOIÂNIA (1995-2000)

Ano: 2011 | Volume: 0 | Número: 6
Autores: REJANE BONOMI SCHIFINO
Autor Correspondente: REJANE BONOMI SCHIFINO | [email protected]

Palavras-chave: Balé, Cuballet, Goiânia.

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

Em 1995, o Centro Pro-Danza (órgão vinculado ao Ballet Nacional de Cuba) e uma academia de dança particular promoveram em Goiânia um curso intensivo de balé clássico que foi ministrado por bailarinos e maitres interessados em divulgar a técnica e escola de dança cubana fora de seu país. O referido curso, entretanto, não se restringiu somente ao seu papel de ensinar a alunos e profissionais brasileiros da dança as bases técnicas da escola cubana: ele acabou se transformando na porta de entrada, na cidade, tanto da técnica de dança cubana quanto de profissionais oriundos dos quadros do Ballet Nacional de Cuba, alguns dos quais optaram por fixar residência definitiva na capital goiana. Através da análise das fontes disponíveis, intenta-se, neste artigo, verificar possíveis desdobramentos deste acontecimento sobre a dança (e seu ensino) em Goiânia.



Resumo Inglês:

In 1995, Centro Pro-Danza, organ attached to Ballet Nacional de Cuba, and a private dance school of Goiânia did an intensive ballet course taught by dancers and masters who were interested to promote Cuban dance school and Cuban ballet technique out of their country. However,that course hadn’t only the function to teach Brazilian dance students and dance professionals about Cuban school’s technical bases: it was transformed in the entry of the Cuban dance technique also of Ballet Nacional de Cuba’s professionals at Goiânia, with some of them having chosen to live definitely at the city. Through the analysis of the available sources, this paper tries to check some possibilities emerged, which were reflected on the dance (and its teaching) at Goiânia.