Neste artigo relacionamos a produção fotográfica com os processos de individuação teorizados por Gilbert Simondon. A fotografia é considerada como um processo com diversas fases ou individuações, sejam elas fÃsicas, psÃquicas ou coletivas. A partir de uma individuação irreversÃvel produzida pelo artefato da máquina fotográfica, outras individuações são possÃveis e moduladas pelo discurso e por singularidades de cada sujeito. Os discursos relacionados à fotografia são entendidos como individuações coletivas suscetÃveis ao regime de verdade de determinada época e sociedade. Propomos assim abordar o processo fotográfico levando em consideração diversos nÃveis de individuação e o uso de conceitos não estáticos, como a informação segundo Simondon.
In this article we relate photographic production with the individuation process theorized by Gilbert Simondon. Photography is regarded as a process with different phases or individuations, whether physical, psychological or collective. Starting from the irreversible individuation produced by a camera artifact, other individuations are possible and modulated by the discourse and singularities of each subject. The discourses related to photography are understood as collective individuations susceptible to the regime of truth of a particular time and society. We propose to approach the photographic process taking into account different levels of individuation and the use of concepts that are not static, as information according to Simondon and discourse as Foucault.