Este artigo visa a apresentar e analisar a delimitação, a definição e o método propostos por Heidegger para a elaboração da “ciência do ser†em Os problemas fundamentais da fenomenologia, de 1927, e Ser e tempo. Trata-se de apresentar a definição da ontologia em contraposição à s visões-de-mundo e à s ciências positivas, ressaltando a peculiariedade de seu objeto, cuja tematização demanda um procedimento fenomenológico próprio marcado pelo que Heidegger denomina “indicação formal†e que encontra sua realização central e primordial na analÃtica existencial de Ser e tempo. A análise do sentido crÃtico e transcendental do projeto da ciência do ser é realizada e, por fim, a viabilidade do projeto considerada à luz da aporia em que se constitui.
This article aims to present and analyze the delimitation, the definition and the method proposed by Heidegger for the drawing up of the “science of being†in The basic problems of phenomenology, of 1927, and Being and time. It aims at establishing the definition of ontology in contraposition to worldviews and positive sciences, emphasizing the uniqueness of its object, whose thematization demands a phenomenological procedure itself marked by what Heidegger calls “formal indication†and that finds its central and paramount fulfilment in the existential analytic of Being and time. The analysis of the critical and the transcendental sense of the project of the science of being is realized and, finally, the viability of the project considered in the light of the aporia in which it constitutes itself.