O artigo apresenta algumas concepções pertinentes às ciências naturais, de modo
especial na geomorfologia, as quais são usadas para representar a paisagem no
campo das artes. Para isso, parte-se das origens de alguns princÃpios norteadores
da geomorfologia, tais como catastrofismo e uniformitarismo que tentam explicar a
paisagem, o relevo, segundo a corrente de pensamento vigente em cada época, até
trabalhos mais recentes de geomorfologia aplicados aos estudos ambientais, tais
como os estudos sobre os geomorfosites. O conceito de espaço natural, evolutivo da
geomorfologia, e a ideia de espaço construÃdo dos paisagistas, especialmente a de
Burle Marx, conduzem ao universo da Land Art, ou arte e paisagem. A metodologia
se baseia principalmente em material bibliográfico e trabalhos realizados pelo autor
e na aplicação de técnicas mistas sobre suporte fixo (tela) em forma de obras
artÃsticas. Finalizando a análise, evidencia-se que os conceitos aplicados nos
estudos acadêmicos sobre a relação homem e ambiente ou homem e paisagem
natural podem ser aplicados nas artes. Por fim, são apresentadas obras realizadas
pelo autor em que o conceito de espaço aparece em uma relação de escala
(desproporção) e tempo, evidenciando a efemeridade do homem perante os
processos naturais.
This article presents some terms used in natural science - especially in
geomorphology which is used to represent landscapes in the field of arts. For this
reason, part of the origins guiding some of the principles of geomorphology, such as
catastrophism and uniformitarianism, try to explain the landscape or its shape
according to a current way of thinking in any given time, arriving to the most recent
works of geomorphology applied in environmental studies such as the geomorphosites. The concepts of evolution of the natural space in geomorphology
and the idea of building spaces done by landscapers, in particular those of Burle
Marx, lead to an Art Land or landscape art. This methodology is based mainly in
bibliographical material and works by the author using mix techniques on fixed
surfaces (canvas) in artistic works of art shapes. Ending this analysis, self -evidence
concepts based on academic studies about the relationship between man and
environment or man and natural landscape can be applied in arts. In the end, the
author introduces the work of art in a concept of space in relation to scale
(disproportion) and time, highlighting the ephemeral condition of man, considering
natural processes.
Este artÃculo presenta algunas concepciones que se refieren a las ciencias
naturales, especialmente a la geomorfologÃa, que es usada para representar el
paisaje en el campo de las artes. Por esta razón, se parte del origen de los principios
orientadores de la geomorfologÃa, tales como catastrofismo y uniformitarismo, que
intentan explicar el paisaje o relieve según la corriente de pensamiento vigente en
cada época, hasta en trabajos mas recientes en geomorfologÃa aplicados en los
estudios ambientales, tales como geomorfologÃa en una idea de espacio construido
por paisajistas, principalmente como los de Burle Marx que condicen a un universo
de “Tierra Arte†o arte y paisaje. La metodologÃa se basa principalmente en mater ial
bibliográfico y trabajos realizados por el autor con la aplicación de técnicas mixtas
sobre soporte fijo (tela) en forma de obras artÃsticas. Finalmente, el análisis
evidencia los conceptos aplicados en estudios académicos sobre la relación entre el
hombre y el ambiente, o del hombre con el paisaje natural, que puede ser aplicada
en las artes. Por fin, son representadas obras ejecutadas por el autor en el concepto
de espacio en relación de escala (desproporción) y tiempo, evidenciando la
transitoriedad del hombre ante los procesos naturales.