O texto discute os rituais da construção da subjetividade masculina, apontando as dificuldades atuais vividas pelo homem, a necessidade de diferenciação em relação à mulher e o fato de que, ao contrário dela, ele é construÃdo negativamente, ou seja, não deve ser um bebê, não deve ser uma mulher e não deve ser um homossexual. Destaca que tal fenômeno é engendrado pelo patriarcado, que define e controla as relações sociais de gênero há séculos. Afirma que, embora tal sistema sociocultural venha perdendo sua força, favorecendo a expressão de algumas capacidades socialmente consideradas “femininasâ€, por outro lado, vem deixando os homens confusos devido à crescente multiplicidade dos papéis de gênero, o que tem caracterizado, para diversos pensadores sociais, uma crise da subjetividade masculina. Finalmente, denuncia o contexto de violência frequente em que ainda são construÃdos os homens, na atualidade.
The text discusses the making of subjectivity male’s rituals, pointing out the actual difficulties experienced by man, his necessity of differentiation of woman and the fact that, on the contrary of her, he is made negatively, that is, he must not be a baby, a woman and a homosexual. The text stands out that this phenomenon is engendered by the patriarchal system, that defines and controls the social relations of gender since many centuries and, although it has been losing its power, what supports some socially considered feminine capacities, it continues, by the other side, making men confused because of the increasing multiplicity of gender roles, what has characterized, for various social thinkers, as a crisis of male subjectivity. In conclusion, the text denounces the frequent context of violence where men are still made in our days.