Há algum tempo auxiliei um colega na correção de textos de alunos e percebi que em aproximadamente 90% dos textos dissertativos havia no primeiro parágrafo dos trabalhos - quando não na primeira linha - as expressões atualmente, hoje em dia, no Brasil, e outras expressões mais com a mesma caracterÃstica de adjunto adverbial indicando a atualidade e o espaço social brasileiro.
Normalmente, rotula-se esse fato como um clichê, um vÃcio e simplesmente diz-se aos alunos para evitarem tal artifÃcio. Encarar o fato rotulando-o de simples clichê seria fazer vistas grossas à problemática de como refletem e textualizam nossos alunos.
Para problematizar melhor a questão, vou expor a situação em que foram produzidos os textos dos alunos: os estudantes eram pré-vestibulandos; faziam parte do corpo discente dos cursinhos preparatórios, estavam na iminência de uma prova decisiva para suas vidas e tentavam aprender como construir um bom texto ou corrigir problemas de produção textual para a prova de redação.Para incitar os alunos a escreverem, normalmente os professores de cursinhos procuram temas polêmicos e que fazem parte do dia-a-dia dos estudantes.