UM ESTUDO SOBRE A ETNOGRAFIA DO POVO CIGANO E O PROCESSO TERRITORIALIDADE NO CONTEXTO DO SEMIÁRIDO

Revista Ouricuri

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ISSN: 2317-0131
Editor Chefe: Eliane Maria de Souza Nogueira
Início Publicação: 31/12/2008
Periodicidade: Semestral
Área de Estudo: Multidisciplinar

UM ESTUDO SOBRE A ETNOGRAFIA DO POVO CIGANO E O PROCESSO TERRITORIALIDADE NO CONTEXTO DO SEMIÁRIDO

Ano: 2012 | Volume: 2 | Número: 1
Autores: Joelma Conceição Reis Felipe; Cosme Batista dos Santos
Autor Correspondente: Cosme Batista dos Santos | [email protected]

Palavras-chave: cigano, cultura, etnia, povo

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

Este artigo propõe analisar as questões pertinentes à territorialidade dos ciganos no Semiárido, sobretudo o processo de identidade étnica, como também a construção de representação simbólica com base nos aspectos culturais desse povo. Nesse sentido, é importante pontuar quem são esses ciganos, o que fazem de onde partiram e quais os artefatos culturais presentes em suas crenças e costumes, pois, falar sobre ciganos é pensar em um contexto recheado de tradição, bem como em diásporas, como é o caso dos calon. Num segundo momento, observou-se um estudo de caso na Fazenda Campo Redondo e as relações afetivas, baseados nos elos familiares e culturais entre os ciganos e não-ciganos. Quanto à pesquisa, as entrevistas tiveram o objetivo de, a partir da análise das narrativas orais, perceber quais são os símbolos usados por estes grupos para construir seu processo identitário de territorialidade e quais as
relações entre os territórios ciganos em Petrolina, Jaguarari e Ribeira do Pombal a serem estudados. Nos três contextos analisados, observou-se que o cigano vive várias dimensões sociais ao mesmo tempo, uma relacionada ao seu grupo cultural, e outra com relações dinâmicas não ciganas. Portanto, as práticas culturais ciganas (o dote, o casamento, preestabelecidos pelos pais etc.), estão relacionadas à maneira como esses se territorializaram em ruas, nos bairros destes municípios, percebendo-se que
os ciganos mantêm ainda, relações próximas, não em função da distância entre as cidades, mas com o intuito de manter os laços de parentesco, que indicam uma relação clânica com predomínio do povo calon no contexto Semiárido.



Resumo Francês:

Cet article analyse las questions importants des territorialité des Roms dans les semi-
aride, d'une identité ethnique, mais aussi comme une structure symbolique basée sur
les aspects culturels de la population. Ainsi, il est important de souligner qu'ils sont
gitans, ce qu'ils font, où et quels artefacts culturels présents dans leurs croyances et coutumes, car parler de gitans, c'est de penser dans un contexte de tradition ainsi que dans la diaspora, comme le cas de calons. une deuxième moment, il ya eu une étude de cas à la Fazenda Campo Redondo et des relations affectives, fondées sur des liens familiaux et culturelles entre les Roms et non-Roms. En ce qui concerne la recherche, les sondages avaient pour but de l'analyse des récits oraux, de comprendre quels sont les symboles utilisés par ces groupes de renforcer leurs processus de territorialìté et d'identité qui les relations entre les Tsiganes dans les territoires Petrolina, Jaguarari et Ribeira do Pombal à étudier. Dans les trois contextes étudiés, on a observé que le tsigane vit plusieurs dimensions sociales dans le même temps, l'un lié à leur groupe culturel, et d'autres relations dynamiques avec les non-tsiganes. Par conséquent, les pratiques culturelles des Roms (dot, le mariage, pré-établies par les parents, etc.), sont liées à la manière comment ils territorialisée dans les rues et dans les quartiers de ces villes, il est perçu que les Roms sont toujours maintenir des relations étroites, non pas en fonction la distance entre les villes, mais dans Ie but de maintenir les liens de parenté, le clan qui indiquent une relation avec une prédominance de personnes Calon dans le cadre semi-aride.