Neste artigo, nosso objetivo é discutir o modo como se dá a construção e a elaboração da
personagem feminina e do narrador machadianos a partir da reescrita do conto “O segredo de
Augustaâ€, publicado em Contos Fluminenses (1870), e transformado, mais tarde, em “Uma senhoraâ€, de
Histórias sem data (1884). Nesse processo de reescrita devemos considerar dois aspectos: um referente
ao aproveitamento do tema da mulher vaidosa, que ocorre nos dois contos; outro que diz respeito aos
processos narrativos modificados que permitem, no entanto, que um texto seja considerado uma
“releitura†de outro. Desse modo, é possÃvel entender que Machado estava, em “Uma senhoraâ€,
revisitando (e relendo) um texto publicado originalmente em 1868 no Jornal das FamÃlias.
In this article, our objective is to discuss the way the construction and the elaboration of
the feminine character unfolds as well as the “machadiano narrator†as from the rewriting of the short
story "O segredo de Augusta", published in Contos Fluminenses (1870), and turned , later, into "Uma
senhora", from Histórias sem data (1884). In this rewriting process we shall consider two aspects: one
referring to the exploration of the vain woman theme, which occurs in both short stories; another, which
concerns the modified narrative processes that allow, nevertheless, that one text be considered a "rereading" of the other. Thus, it is possible to understand that Machado was, in “Uma senhoraâ€, revisiting (and re-reading) a text originally published in 1868 on the Jornal das FamÃlias.