Propõe-se, neste artigo, uma leitura filológica e retórica do texto teatral censurado Glub! Estória de um espanto, de Nivalda Costa, produzido no perÃodo da ditadura militar (1964-1985), na Bahia. Nesse sentido, conforme orientação teórico-metodológica da CrÃtica Textual e da Nova Retórica, buscou-se desenvolver uma análise do auditório e das condições de argumentação, após realização de edição do texto. A dramaturga baiana, artista engajada com questões sociopolÃticas e estéticas, criou sua produção teatral a partir do conhecimento que tinha de seu auditório heterogêneo, buscando persuadir os censores a fim de se comunicar com o público. Nessa perspectiva, justifica-se a realização deste trabalho, sobretudo, pela necessidade de preservação e transmissão da memória cultural escrita do povo baiano.
The aim of this article is to present a philological and rhetorical reading of the censored theatrical text Glub! Estória de um espanto, by Nivalda Costa, which was written during the Military Regime (1964-1985), in Bahia. Thus, taking into consideration the theoretical and methodological concepts of Textual Criticism and Rhetoric, after the edition of the text, an analysis of the audience and the conditions of argument was carried out. This work is justified by the necessary of preserving and transmitting the written and cultural memory of the people from Bahia.