O contexto originário dos discursos
que inspiram as narrativas sobre a crise
das instituições religiosas e, em especial,
das congregações, é o da globalização,
processo de extinção ou pulverização de
fronteiras culturais com conseqüências em
vários campos da vida, tais como, polÃtico,
econômico e sócio-cultural com reverberações
nas esferas pública e privada. Juntamente
com o debate sobre a globalização,
os paÃses ocidentais e nós, os latinos, somos
confrontados permanentemente com a
perspectiva do multiculturalismo (e sua
crise) que tenta abranger as diferentes narrativas
sobre polÃticas de identidade levando
em conta o especÃfi co de cada cultura.
Esse debate já penetrou congregações e
ordens religiosas provocando tensões entre
os sujeitos nelas inseridos. Padres e freiras
na atualidade brasileira, têm discutido seu
lugar identitário inserindo-se tangencialmente
nas narrativas multiculturais que
visam defender a identidade demarcando
de forma ambÃgua a diferença na construção
das polÃticas de identidade. Este artigo
analisa de forma crÃtica a assimilação das
teorias multiculturalistas a partir da instituição
Vida Religiosa.
The originary context of the
speeches that inspire the narratives on the
crisis of religious institutions is, in special,
of the congregations, is of the globalization,
process of extinguishing or spraying
of cultural borders with consequences in
some fi elds of the life, such as, politician,
economic and sociocultural with repercussions
in the spheres public and private.
Together with the debate on the globalization,
the occidental countries and we, the
Latins, are collated permanently with the
perspective of the multiculturalism (and
its crisis) that tries to enclose the different
narratives on identity politics leading in
account the specifi c one of each culture.
This debate already penetrated religious
congregations and orders provoking
tensions between the citizens in inserted
them. Priests and nuns in the Brazilian
present time have argued its identities
place inserting themselves tangentially in
the multicultural narratives that they aim
at to defend the identity demarcating of
ambiguous form the difference in the construction
of the identity politics. This article
analyzes of critical form the assimilation
of the multiculturalists theories from the
institution Religious Life.