O artigo analisa a situação de emprego e de desemprego entre jovens no municÃpio de Santa Cruz do Sul, registrando que se reproduz neste municÃpio gaúcho um processo de precarização do trabalho que caracteriza a situação do jovem no mercado de trabalho no Brasil. A condição precária de inserção e de permanência do jovem no mercado de trabalho, ao mesmo tempo em que compromete uma perspectiva de construção de futuro através do trabalho formal, coloca-se como um desafio para o pensar e para o fazer polÃticas de trabalho para os jovens.
This study analyzes the situation of employment and unemployment among young people in the municipality of Santa Cruz do Sul, Rio Grande do Sul State. Statistical data show for this municipality a widely process that characterizes the situation of young people in the brazilian labor market. The precarious condition of insertion and permanence of young people in the labor market reveal simultaneously an uncertain future related to get a formal job and a challenge to build effective job policies.
Este artÃculo analiza la situación de empleo y desempleo de los jovenes em la municipalidad de Santa Cruz do Sul (Rio Grande do Sul – BR). Se destaca que, en este lugar, ocurre un proceso de precarización del trabajo, lo que caracteriza la situación de los jóvenes en el mercado laboral. Esta frágil condicion de accesso y permanencia, al mismo tiempo que compromete la perspectiva de construción de su futuro atravez del trabajo formal, se pone como un desafio para el pensar y hacer polÃticas laborales para los jóvenes.