DO OBJETUAL AO COLETIVO: LYGIA CLARK E A PARTICIPAÇÃO DO ESPECTADOR NOS ANOS 1960

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ISSN: 21750769
Editor Chefe: Zeloi Ap Martins dos Santos
Início Publicação: 31/05/2009
Periodicidade: Semestral
Área de Estudo: Artes

DO OBJETUAL AO COLETIVO: LYGIA CLARK E A PARTICIPAÇÃO DO ESPECTADOR NOS ANOS 1960

Ano: 2012 | Volume: 1 | Número: 8
Autores: T. V. Valdivieso, A. Freitas
Autor Correspondente: T. V. Valdivieso | [email protected]

Palavras-chave: Lygia Clark; participação do espectador; arte na década de 1960

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

Este artigo discute a participação do espectador na trajetória poética da artista Lygia Clark.
Desenvolveu-se, para tanto, uma pesquisa documental com base nos textos escritos por ela
durante a década de 1960. No estudo, utilizou-se como referencial teórico a teoria do não-objeto
(GULLAR, 1999), a produção crítica sobre o trabalho da artista (FABBRINI, 1992; MILLIET, 1994), e
as análises de Rolnik (1999). Para constituir essa trajetória, estipulou-se uma tipologia da
participação em três momentos: a participação objetual, a corpóreo-sensorial e a coletiva.
Concluiu-se que, ao encontrar a imanência do ato como geradora da poética, e entregá-la ao
espectador, Clark foi em direção à desmaterialização do objeto artístico, descobrindo na dimensão
coletiva do ser humano uma capacidade criadora radical.