BABUGÊM: A CRIAÇÃO CÊNICA ATRAVÉS DO RITUAL AFRO-BRASILEIRO E A SUA POTÊNCIA REPRESENTATIVA

O Mosaico

Endereço:
Rua dos Funcionários nº 1357, Cabral Curitiba - PR - 41 3250-7300 - 41 3250-7301
Curitiba / PR
80035050
Site: http://www.fap.pr.gov.br/modules/conteudo/conteudo.php?conteudo=140
Telefone: (41) 3250-7339
ISSN: 21750769
Editor Chefe: Zeloi Ap Martins dos Santos
Início Publicação: 31/05/2009
Periodicidade: Semestral
Área de Estudo: Artes

BABUGÊM: A CRIAÇÃO CÊNICA ATRAVÉS DO RITUAL AFRO-BRASILEIRO E A SUA POTÊNCIA REPRESENTATIVA

Ano: 2012 | Volume: 8 | Número: 8
Autores: G. C. G. Ferreira, D. E. Baffi
Autor Correspondente: G. C. G. Ferreira | [email protected]

Palavras-chave: Teatro Ritual; Umbanda; Corpo Extracotidiano

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

O presente trabalho investiga a criação cênica a partir do ritual Umbandista interligando teatro e
ritual, corpo mediúnico e corpo cênico. Tal pesquisa resultou no espetáculo Suor de Preto ou O
Alto do Morro de Santa Rita, cujo processo de construção baseou-se na busca pela reapropriação
em poética cênica de aspectos oriundos dos terreiros visitados em pesquisa de campo de onde
foram extraídos elementos do rito posteriormente reelaborados na cena. O espetáculo citado foi
apresentado no 2º. Festival de Curimbas de Terreiro em de setembro de 2011 no Teatro Guaíra
em Curitiba-PR, na Mostra Fringe do 21º.Festival de Curitiba em março de 2012 no Teatro
Universitário de Curitiba (TUC), e no Terreiro COUMFÉ - Comunidade Umbandista Filhos de
Fé em maio de 2012.