OBJETIVO:
A fim de subsidiar planos e ações de combate local à crescente prevalência de sobrepeso e obesidade em adolescentes, avaliaram-se os fatores associados ao excesso de peso em estudantes da rede pública de ensino na cidade de Montes Claros, MG.
MÉTODOS:
Estudo transversal com amostra de adolescentes da rede pública de ensino municipal. Avaliou-se o estado nutricional e, por meio de inquérito em ambiente escolar, determinou-se o consumo alimentar e a prática de exercÃcios fÃsicos. Para identificar os fatores associados ao excesso de peso, realizaram-se análises bivariadas seguidas de regressão logÃstica.
RESULTADOS:
Avaliaram-se 535 adolescentes, nos quais a prevalência de excesso de peso foi de 18,5%. Os fatores associados à ocorrência do excesso de peso foram: renda per capita superior a meio salário mÃnimo (OR 1,99; IC95% 1,01-3,93), consumo de doces superior a duas porções diárias (OR 1,94; IC95% 1,13-3,32) e ausência de prática de esporte no tempo de lazer (OR 2,54; IC95% 1,15-5,59).
CONCLUSÕES:
O excesso de peso tem proporção relevante em adolescentes de escolas públicas, associando-se à condição socioeconômica das famÃlias, aos maus hábitos alimentares e ao sedentarismo.