Assumir uma personalidade, controlar suas ações e executar tarefas são caracterÃsticas
instrinsecamente ligadas aos mundos virtuais, como, por exemplo: os
metaversos e os videojogos. Considerando esse pensamento e, também, reconhecendo
o avanço tecnológico de cenários imaginários, este artigo surge como uma
discussão reflexiva acerca da percepção visual que temos de anúncios publicitários
inseridos em mundos virtuais, acompanhada de estudo qualitativo com base nos
dados coletados através de observações exploratórias no universo dos bits: Second
Life (metaverso) e Pro Evolution Soccer (videojogo). Assim, lança-se um olhar
crÃtico à presença da publicidade em espaços simuladores, a fim de compreender o
modo que o nosso olho postiço consome mensagens publicitárias.
To assume a personality, to control its actions and to fulfill tasks are characteristics
intrinsically related to the virtual worlds, as example: metaverses and videogames.
Considering this and, also, recognizing the aesthetic and functional technological
advance of imaginary environments, this article presents a discussion
on the visual perception that we have of the advertising (billboards) in virtual
worlds, followed by a qualitative analysis established in the data collected during
an exploratory observation to the universe of bits: Second Life (metaverse)
and Pro Evolution Soccer (videogame). It’s intent to launch a critical look to advertising
inserted in ludic and simulator spaces of the real, as well as understanding
the form that our “detachable eye†consumes such advertising messages.
Asumir una personalidad, controlar sus acciones y cumplir tareas son caracterÃsticas
intrÃnsecamente relacionadas con los mundos virtuales, como ejemplo:
los metaversos y los videojuegos. Teniendo en cuenta esto y, también, reconociendo
el avance tecnológico en la estética y la funcionalidad de entornos
imaginarios, este artÃculo presenta una discusión sobre la percepción visual
que tenemos de la publicidad (carteles) en los mundos virtuales, seguido de un
análisis cualitativo establecido en los datos recogidos durante una observación
exploratoria para el universo de bits: Second Life (metaverso) y Pro Evolution
Soccer (videojuego). Es la intención lanzar una mirada crÃtica a la publicidad
insertada en los espacios lúdicos y simuladores de lo real, asà como la búsqueda
de una comprensión acerca la forma en que nuestro “ojo falso†consume
este tipo de mensajes publicitarios.