A idéia deste artigo consiste em discutir a gênese dos conceitos modernos de categorização
da vida na velhice, que em si já é um constructo, que apresenta diversas facetas e contextos singulares. Esses conceitos (terceira idade, idoso, melhor idade, dentre outros) apresentam-se enquanto sÃmbolos trabalhados no cerne da luta polÃtica da dita categoria (idosos), a partir da segunda metade do século XX, que constituÃram um verdadeiro arcabouço simbólico para as permutas das constituições identitárias dos indivÃduos, reconhecidos como possuidores de idades avançadas. No desenrolar do artigo será feita uma reflexão, concomitante com a questão da construção dos conceitos, acerca da relação existente entre aposentadoria e terceira idade, no que concerne à s suas interlocuções históricas. A perspectiva teórica adotada trabalha com o princÃpio de que é preciso desnudar o caráter sócio-histórico das categorias (identidades), que são naturalizadas e corporificadas pelos sujeitos, mediante um processo
que estabelece padrões normativos hierarquizados. Nesta configuração da sociedade, que defi ne os sujeitos ideais (normais) em detrimento dos sujeitos perigosos (anormais), a sociedade moderna foi organizada, pautada nos discursos refletores dos valores burgueses e cristãos. Tomando estas prerrogativas como referência da discussão, a noção de idoso representa a forma como a sociedade contemporânea busca redefinir e instituir o que é ser hoje um velho aceitável, ideal.
The idea for this article consists in discussing the genesis of modern concept of categorization
of life in old age, concept that introduce single contexts. These concepts (elderly, elder, better age, and others) introduce symbols worked in the center of political fi ght of the named elder category from the half second of XX century, that have built a true symbolic universe to genesis of identities of the people, recognized as old ages owners. In the development of this article a refl exion will be made about the connections between retirement and elderly, in their historicals interlocutions. This theoric perspective works in the principle that is necessary to understand the social-historical character of categories (identities), which are naturalized and corporifi ed by the subjects in a process that establishes prescriptive standards. In this confi guration of society that determine the subjets ideal (normal) in detriment of dangerous subjects (abnormal), the modern society was organized with base in the discuss that refl ects the capitalists and christians principles. The notion of elder represents the way how the contemporany society wants to redefi ne what is to be an acceptable, ideal old person.