O presente artigo teve como objetivo avaliar uma experiência de simulação empresarial a partir de três dimensões: funcionamento operacional do Jogo, o método de ensino através da simulação com Jogos de Empresa, e a aprendizagem do aluno. A aplicação da simulação ocorreu em duas turmas de graduação em Administração em uma Universidade Portuguesa. A partir dos resultados, pode-se inferir que a prática da simulação empresarial levou ao incremento da base teórica aos alunos, bem como se concluiu que o ato de jogar é positivo, e pode servir de apoio à aprendizagem. Ao final, sugestões foram apontadas visando ao aperfeiçoamento do novo modelo, a fim de consolidar uma ferramenta que contribua no processo de ensino-aprendizagem em Administração.
This article intends to evaluate an experience of business simulation under three aspects: operational functioning of the Game, the teaching method through Business Games, and student learning. The application of the simulation occurred in two undergraduate business classes at a Portuguese University. From the results, it was possible infer that the game increased the students theoretical basis, as well as playing is positive and can help their learning. Finally, suggestions were pointed aiming to improve the new model in order to build a tool that helps in business teaching and learning.