O presente ensaio, de caráter etnográfico, discorre sobre a relação entre poética e polÃtica na performance; parte do pressuposto que as artes ativistas, tais como a música e a dança podem constituir, junto à escolarização, a base polÃtica, intelectual e estética de uma dada comunidade. Tais práticas, contudo, apresentam-se como sendo de risco. O texto realiza, ainda, uma tentativa de aproximação entre tais práticas – no que se refere à sua função e consequências - no contexto de uma comunidade africana e em instituições de ensino superior nos Estados Unidos. A escrita interativa e performativa pretende, ao fim e ao cabo, materializar um intercâmbio entre pesquisador de campo e as pessoas com quem trabalha, como também, representar e evocar o material e as ideias de que trata a pesquisadora.
The following ethnographic essay brings to bear a discussion on the relationship between poetics and politics in performance; which implies that the activist arts as well as music and dance can be conceived as, together with scholarship, the political, intellectual and aesthetic basis of a given community. Such practices, however, can be thought of as risky. The work is also legible as an attempt to meld such practices - concerning their function and consequences - in the context of an African community and in graduation institutions in the United States. The interactive and performative writing aims at an exchange between fieldworkers and the people they work with, and it has also been thought of as a way to represent and evoke the author’s material and ideas.