A viagem das histórias: da voz ao livro, do livro à voz, da voz ao palco

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ISSN: 19822014
Editor Chefe: NULL
Início Publicação: 31/12/1974
Periodicidade: Semestral
Área de Estudo: Letras

A viagem das histórias: da voz ao livro, do livro à voz, da voz ao palco

Ano: 2014 | Volume: 39 | Número: 66
Autores: Geoff Fox
Autor Correspondente: Geoff Fox | [email protected]

Palavras-chave: Crianças, narração oral, histórias, literatura, teatro

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

O artigo discute um projeto desenvolvido no sudoeste da Inglaterra, baseado na narração oral de contos tradicionais e literários em diferentes escolas, e voltado à recriação cênica dos contos pelas crianças. A partir de exemplos de narrações baseadas na mitologia greco-romana (Virgílio), na tradição medieval anglo-saxã (Beowulf), em um conto popular russo (Afanássiev) e na literatura sobre o bombardeio de Guernica que inspirou Picasso, entre outras fontes, o autor explora quatro aspectos centrais do envolvimento das crianças com as narrativas. O primeiro é a facilidade com que elas se dispõem a acreditar profundamente nas histórias, uma crença aqui entendida como base para atividades criadoras no âmbito da escrita, das artes visuais e do teatro. O segundo aspecto é a memorabilidade, considerada valiosa no contexto de projetos em que é necessário envolver cada uma das crianças, e portanto considerar dimensões alternativas às habilidades acadêmicas convencionais. O terceiro aspecto é a inventividade estimulada nas crianças a partir de seu envolvimento com as histórias, particularmente se contam com o encorajamento dos(as) professores(as). Por fim, o autor destaca o sentido de comunidade, o sentimento de que a história pertence ao grupo, facilitado pela presença responsiva do(a) professor(a) e do qual brota a confiança das crianças e o desejo de elas ajudarem umas às outras no desenvolvimento de performances coletivas. O artigo enfatiza que os poderes de acreditar, lembrar, inventar e criar comunidades que o envolvimento com as histórias contadas promove nas crianças, são cruciais para sua experiência literária e estética em sentido amplo.



Resumo Inglês:

The article discusses a project conducted in southwest England, now in its third year, based on oral retellings of different ancient myths and contemporary literature in schools, aimed at the recreation of the stories by children on stage. The author explores four main aspects of the children's involvement with narrated stories. The first is their deep belief in stories told orally, which is understood as rich ground for future work, whether it is writing, visual artwork, or as in this case, the creation of a new piece of drama. The second aspect is memorability, specially valuable in the context of a play-making project that needs to involve every child in mixed ability classes, going beyond conventional academic ability. The third aspect is the story power to promote the inventiveness of children, particularly if they can count on a teacher who listens to, prompts and encourages them to recreate the stories. The last aspect is a sense of community, which involves a shared ownership of the story: from responsive teaching, comes children’s confidence and desire to help each other develop theatre through language, movement, costume, music and visual art. The article concludes emphasizing that children's abilities to believe, remember, invent and create communities - abilities that listening to and playing with stories in school settings help promote - are crucial to their literary and aesthetic experience in a broader sense.