Entre estereótipos, transgressões e lugares comuns: notas sobre a pornochanchada no cinema brasileiro

Intexto

Endereço:
Rua Ramiro Barcelos, 2705 - Sala 519
Porto Alegre / RS
90035-007
Site: http://www.intexto.ufrgs.br
Telefone: (51) 3308-5116
ISSN: 1807-8583
Editor Chefe: Basílio Sartor / Suely Fragoso
Início Publicação: 31/12/1996
Periodicidade: Mensal
Área de Estudo: Comunicação

Entre estereótipos, transgressões e lugares comuns: notas sobre a pornochanchada no cinema brasileiro

Ano: 2004 | Volume: 0 | Número: 10
Autores: Marcel de Almeida Freitas
Autor Correspondente: Marcel de Almeida Freitas | [email protected]

Palavras-chave: gênero pornochanchada, cinema brasileiro, cultura de massa

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

O gênero Pornochanchada foi um dos carros chefes da década de 1970. O gênero adquiriu esse nome por combinar erotismo com pitadas de comédia. O grosso da produção vinha da Boca-do-Lixo paulistana, região conhecida por suas boates e bordéis. Eram filmes de baixo custo e rentabilidade alta e atraiam milhares de espectadores. Foi a pornochanchada que lançou Vera Fischer ao estrelato (em “A Superfêmea”). Atrizes como Sônia Braga também estiveram no elenco dessas produções. O maior ídolo desse tipo de filme foi David Cardoso, arquétipo do ‘macho brasileiro’, cuja presença era sinal certo de bilheteria rentável. Entre alguns títulos da pornochanchada estão os sugestivos “19 Mulheres e Um Homem”, “Deu Viado na Cabeça”. Portanto, este artigo busca ser uma contribuição para a Psicologia e para a Antropologia do Cinema.



Resumo Inglês:

The Pornochanchada style was one of the cars heads of the decade of 1970. The style acquired this name for combining erotism with a little bit of comedy. The thick one of the production came of 'Boca-do-Lixo' in São Paulo city, region known for its boîtes and brothels. These were films of low cost and high yield and attract thousand of spectators. It was the pornochanchada one that it launched Vera Fischer to the star system (in “A Superfêmea”). Actresses as Sônia Braga had also been in the cast of these productions. The greater ídolo of this type of film was David Cardoso, archetype of 'Brazilian macho', whose presence was signal of guaranteed profit. Between some titles of the pornochanchada, are the unusual ones “19 Mulheres e Um Homem”, “Deu Viado na Cabeça”. Therefore, this article searchs to be a contribution for the Psychology and the Anthropology of the Cinema.