O ambiente de compartilhamento facilitado pelas redes sociais digitais pode oferecer uma alternativa de visibilidade pública e mobilização para os movimentos ambientais a partir da caracterÃstica, própria do espaço digital, de cyberdifusão de informações. Entretanto, para usufruÃrem das possibilidades desse meio, novas estratégias narrativas devem ser criadas pelos movimentos, a fim de remodelarem seu discurso hipermidiático. Para a atmosfera digital são criados novos conteúdos, com diferentes estratégias discursivas, produzidos para circularem digitalmente em plataformas que possuem outras regras de composição da escrita e leitura virtual.
O presente artigo apresenta uma análise primária do uso do pathos como estratégia discursiva para obter possÃveis efeitos persuasivos nos enunciados digitais do movimento ambiental Associação Mineira de Defesa do Ambiente – AMDA no site de rede social digital Facebook, que é o mais famoso e utilizado na atualidade. Por meio da investigação discursiva realizada em um post da instituição em sua página do Facebook no dia 16 de abril de 2014, identificou-se três composições de pathos utilizadas pelo enunciador (proximidade, orientação e ameaça),
sinalizando que um possÃvel efeito de convencimento e persuasão possa ser efetivado no meio digital caso ocorra a validação dessas estratégias patêmicas pela instância de recepção, contribuindo, assim para a visibilidade do movimento.