A banda cearense Aviões do Forró é uma das principais representantes do segmento de mercado conhecido como forró eletrônico, que atualmente movimenta numeroso público em feiras, arraiais, eventos e vaquejadas em todo o Nordeste brasileiro. Este artigo busca refletir sobre os modelos de circulação e divulgação empregados pela banda e correlacionar tais estratégias midiáticas com os universos simbólicos da música e da experiência sócio-musical de seus shows. Entendendo a música como um fenômeno comunicacional, este estudo de caso pretende colaborar com uma reflexão sobre as novas configurações do mercado de música, relacionando-as à s construções identitárias e à criação de redes de compartilhamento social de sÃmbolos, valores, pensamentos e visões de mundo.
The band Aviões do Forró, from the state of Ceará, is one of the most important bands of the market segment called “eletronic forróâ€, which takes thousands of people to shows in several cities of Northeast of Brazil. This paper aims to investigate the models of musical circulation apllied by the band and relate these media strategies with the symbolic universes of music. The music here is understood as a communicational phenomen which is linked to social sharing of values, thoughts and world views. This case study intends to colaborate with the researches about the new music market, trying to associate its commercial structure to the construction of cultural identities.
El conjunto cearense Aviões do Forró es uno de los principales representantes de este sector del mercado conocido como forró electrónico, que actualmente movimienta un público numeroso en ferias, “arraiásâ€, eventos y “vaquejadas†en todo el Nordeste brasileño. Este artÃculo busca reflexionar sobre los modelos de circulación y divulgación empregados por este conjunto y correlacionar estas estrategias midiáticas a los universos simbólicos de la música y a la experiencia sóciomusical de sus espectáculos. A partir de una comprensión de la música como un fenómeno comunicacional, este estudio de caso se propone a colaborar con la reflexión sobre las nuevas configuraciones del mercado de la música y sus relaciones con las construcciones identitárias y con las creaciones de redes sociales de producción compartida de sÃmbolos, valores, pensamientos y visiones de mundo.