O artigo introduz e articula a base conceitual aplicada em “Janelas de Flusser e Magritteâ€, um protótipo de navegação entre múltiplos vÃdeos através de um player, desenvolvido em parceria entre o Grupo de Pesquisa Audiovisualidades (GPAv) e o Curso de Comunicação Digital (ComDig) da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos). Apresenta e contextualiza princÃpios fundantes das audiovisualidades contemporâneas, em sua dimensão técnica, discursiva e cultural, relacionadas à s teorias sobre imagens técnicas, de Vilém Flusser, e à condição humana, como foi tematizada no Surrealismo, em particular por René Magritte. Apresenta e justifica uma base conceitual, em construção, sobre a comunicação digital, com especial atenção a formatos para dispositivos móveis. Apresenta criticamente o processo de elaboração do protótipo e dos vÃdeos componentes e faz apontamentos para a pesquisa na área.
The paper introduces and articulates the concept basis used in “Flusser and Magritte’s windowsâ€, a multiple-video browsing prototype through one player, developed in a partnership between the GPAv – a research group on audiovisualities – and the Digital Communications Course (ComDig), from the
Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos). It presents and contextualizes the founding points of the contemporary audiovisualities in their technical, discursive and cultural dimensions, related to the theories about the technical images, from Vilém Flusser, and the human condition as shown in the Surrealism in René Magritte’s work more specifically. It also presents and justifies the foundations (in construction) about the concept of Digital Communications, with special focus on mobile media formats. It presents in a critical sense the elaboration process of the prototype and the single video components and indicates some issues for this research field.
Este artÃculo introduce y construye la base conceptual aplicada en “Ventanas de Flusser y Magritteâ€, un prototipo de navegación entre múltiples videos a través de un player, desarrollado entre el Grupo de Investigación en Audiovisualidades (GPAv) y el Curso de Comunicación Digital (ComDig) de la Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos). Presenta y contextualiza principios fundantes de las audiovisualidades contemporáneas, en su dimensión técnica, discursiva y cultural, relacionadas a las teorÃas sobre imágenes técnicas, de Vilém Flusser, y a la condición humana, como fue tematizada en el Surrealismo, en particular por René Magritte. Presenta y justifica una base conceptual, en construcción, sobre la comunicación digital, con especial atención a formatos para dispositivos móviles. Presenta crÃticamente el proceso de elaboración del prototipo y de los videos componentes, además de proponer algunos apuntes para la investigación en esta área.