Face a um reducionismo conceitual que tem prejudicado o desenvolvimento das ciências da imagem, é conveniente o reconhecimento de metodologias de estudo que apresentem especificidades plásticas como operadores de análise da comunicação visual. Assim, por meio de revisão bibliográfica e aplicação da Teoria da Imagem, buscamos verificar a significação plástica presente nas estratégias de imagem
empregadas em um âmbito televisivo. A análise icônica da vinheta de abertura do Justiça Gaúcha, um telejornal produzido pelo poder judiciário estadual, possibilitou a identificação de uma enunciação estratégica em que a narrativa televisual privilegia a simplicidade na composição visual e o enfoque referencial ao real.
Considering a conceptual reductionism which has damaged the development of image’s sciences, it’s appropriate to recognize methodological studies that present plastics specificities such as operators in the visual communication’s analysis. Thus, using a bibliographic review and applying the Image Theory, we verify the plastic meaning of image strategies used in television. We consider in this work the iconic analysis of Justiça Gaúcha’s vignette, a TV newscast produced by the local judiciary department. Was identified a strategical enunciation where the televisual narrative privileges the simplicity in the visual composition and focuses on real references.
Frente a un reduccionismo conceptual que ha perjudicado el desarrollo de las ciencias de la imagen, es apropiado el reconocimiento de las metodologÃas de estudio que presenten especificidades plásticas como operadores de análisis de la comunicación visual. AsÃ, por medio de una revisión en la bibliografÃa producida y también habiendo aplicado la TeorÃa de la Imagen, buscamos comprender la significación plástica en las estrategias de la imagen empleadas en el ámbito televisivo. El análisis icónico de la viñeta de apertura en Justiça Gaúcha, telediario producido por el poder jurÃdico estadual, posibilitó la identificación de una enunciación estratégica en la cual la narrativa televisiva privilegia la simplicidad en la composición visual y el foco real como referencia.