Metodologia da Pesquisa Ambiental a partir da Fenomenologia de Maurice Merlau-Ponty
Pesquisa em Educação Ambiental
Metodologia da Pesquisa Ambiental a partir da Fenomenologia de Maurice Merlau-Ponty
Autor Correspondente: Luiz Augusto Passos | [email protected]
Palavras-chave: merleau-ponty, educação ambiental, pesquisa em fenomenologia
Resumos Cadastrados
Resumo Português:
O presente artigo pretende expor pontos centrais da concepção fenomenológica de Maurice Merleau-Ponty, e alguns gonzos que fundam o que se poderia chamar uma concepção filosófica com consequências teórico-metodológicas para pesquisa. Corpo próprio, carnalidade, intencionalidade, quiasma, abrem um importante diálogo entre ciência e filosofia, contemplando uma longa interlocução com a neurociência, psicanálise, antropologia propondo a uma perspectiva positiva de educação ambiental dentro de uma radical interpenetração entre todos os seres animados e inanimados. Quebra-se, de maneira radical, todo antropocentrismo e retoma-se o sentido de animalidade que funda a rede da vida.
Resumo Inglês:
This article seeks to expose the central points of the phenomenological conception of Maurice Merleau-Ponty, and some hinges that underlie what might be called a philosophical concept with theoretical and methodological consequences for research. Oneself, carnality, intentionality, chiasm, open an important dialogue between science and philosophy, contemplating a long dialogue with neuroscience, psychoanalysis, anthropology, proposing a positive perspective of environmental education within a radical interpenetration of all animate and inanimate beings. Radically break up all anthropocentrism and resume the sense of animality that founds the way of life.
Resumo Espanhol:
Este artÃculo busca exponer los puntos centrales de la concepción fenomenológica de Maurice Merleau-Ponty, y algunas articulaciones que subyacen a lo que podrÃa llamarse un concepto filosófico con consecuencias teóricas y metodológicas para la investigación. Cuerpo propio, la carnalidad, la intencionalidad, el quiasmo abren un diálogo importante entre la ciencia y la filosofÃa, la contemplación de un largo diálogo con las neurociencias, el psicoanálisis, la antropologÃa, proponiendo una perspectiva positiva de la educación ambiental dentro de una interpenetración radical de todos los seres animados e inanimados. Queda roto, radicalmente, todo antropocentrismo, y asumiese el sentido de la animalidad que fundó la red de la vida.