A série televisiva colombiana “Rosario Tijerasâ€, baseada no livro e no filme de mesmo nome, narra a história de uma jovem que é abusada e violada na infância, e que se vinga de um de seus agressores, cortando seus testÃculos com uma tesoura. O feito faz Rosario se tornar famosa, e ser contratada como sicária pelos chefões do narcotráfico. O objetivo é analisar a existência de um processo de transmidiação, a partir da relação entre livro, filme e série televisiva, não como um modelo de produção, mas como uma expansão do universo diegético ancorada em estruturas de sentimentos (Williams, 1996) que são potencializadas pela esfera virtual. Esta abordagem adota a perspectiva dos estudos culturais (MITTELL, 2004), para discutir a classificação de narconovela, e dos gêneros televisivos, aqui compreendidos como categorias culturais.
Colombian TV series “Rosario Tijerasâ€, based on the book and movie of the same name, tells the story of a young woman who was abused and raped as a child and exacts revenge on one of her abusers by cutting off his testicles with scissors. Her deed makes Rosario famous and she gets hired as an assassin by drug lords. The purpose is to analyze the existence of a transmediation process by looking into the relationship between the book, fi lm, and TV series, not as a model of production but as an expansion of the diegetic universe grounded on structures of feelings (Williams, 1996) that are leveraged by the virtual sphere. This approach adopts the cultural studies perspective (MITTELL, 2004) to discuss the classifi cation of narconovela and TV genres, understood herein as cultural categories.
La teleserie colombiana “Rosario Tijerasâ€, basada en libro y pelÃcula de mismo nombre, narra la historia de una mujer abusada y violada en la infancia, que al crecer, se venga de uno de sus agresores cortándole los testÃculos con unas tijeras. El hecho la hizo famosa y contratada como sicaria de los capos del narcotráfi co. El objectivo de este artÃculo es analizar la existencia de un proceso de transmidiación, partiendo de la relación entre la novela, la pelÃcula y la teleserie, pero no como un modelo de producción, mas como la expansión del universo diegético anclada en estructuras de sentimientos
(Williams, 1996) que son potenciadas por la esfera virtual. Este enfoque temático adopta la perspectiva de los estudios culturales (MITTELL, 2004) para cuestionar la clasifi cación de narconovela, y de los géneros televisivos, comprendidos como categorÃas culturales.