O artigo propõe uma reflexão sobre como os textos são constituÃdos em processos sociais amplos, tornando-se portadores de sentido em contextos sócio-históricos particulares. Essa visada privilegia o entendimento de que os textos não carregam um sentido imanente, mas adquirem significação a partir de interpretações favorecidas pelos sistemas de representação existentes em contextos culturais localizados. A fim de discutir sobre os processos de codificação e decodificação dos textos na sociedade, traremos neste trabalho a contribuição teórica de Olson (1994) e Thompson (1995) – autores que compartilham do entendimento de que os textos não estão nunca prontos, mas são configurados tanto por atos de escritura quanto por gestos interpretativos historicamente situados. Além disso, nosso esforço será o de ampliar a noção de texto, buscando compreender os filmes como formas textuais portadoras de significação. Após esse percurso, traremos a proposta de análise cultural apresentada por
Thompson (idem), que propõe a investigação das formas simbólicas da cultura para a compreensão dos processos sociais de produção de sentido. Por isso mesmo, adiantamos que buscaremos percorrer o caminho teórico-metodológico apontado por Thompson na busca de entender como o filme Última parada 174 (Bruno Barreto, 2008) tornou-se um fenômeno significativo no contexto social brasileiro, que desde os anos 2000 registrou a ascensão às telas de um cinema urbano e violento, em filmes que se voltaram para a realidade das favelas e de seus moradores.
The article proposes a reflection on how texts are composed in large social processes, becoming carriers of meaning in sociohistorical contexts. This proposal focuses on the understanding that the texts do not carry an immanent meaning, but acquire meaning from the interpretation favored by the existing systems of representation in located cultural contexts. In order to discuss the processes of encoding and decoding of texts in society, this work will bring the theoretical contribution of Olson (1994) and Thompson (1995) - authors who share the understanding that texts are never ready, but are configured both being acts of writing as much as historically situated interpretive gestures. In addition, our effort will be to expand the notion of text, trying to understand the films as textual forms carriers of meaning. After this journey, we will bring the proposal for a cultural analysis of Thompson (idem). He proposes the investigation of the symbolic forms of culture to understand the social processes of meaning production. Therefore, we anticipate that we will follow the course theoretical methodological indicated by Thompson, in order to understand how the film Última parada 174 (Bruno Barreto, 2008) has become a significant phenomenon in Brazilian social context, which since the 2000s recorded the arrival at the screens of the urban and violent movie, focused on the reality of
the slum and their residents.
El artÃculo propone una reflexión sobre cómo los textos se componen de grandes procesos sociales y se convierten en portadores de significado en contextos socio-históricos particulares. Este objetivo se centra en el entendimiento de que los textos no tienen un significado interno, sino que adquieren significado a partir de la interpretación favorecida por los sistemas existentes de representación en contextos culturales localizados. Con el fin de discutir los procesos de codificación y decodificación de textos en la sociedad, este trabajo tiene la aportación teórica de Olson (1994) y Thompson (1995) - los autores que comparten el entendimiento de que los textos no están listos, pero se configuran a través de actos de la escritura y gestos interpretativos históricamente situados. Además, nuestro esfuerzo será el de ampliar la noción de texto, tratando de entender las pelÃculas como formas textuales portadoras de significado. Después, vamos a traer la idea presentada por Thompson (Ãdem) para el análisis cultural. El autor propone la investigación de las formas simbólicas de la cultura para entender los procesos sociales de producción de sentido. Por lo tanto, anticipamos que vamos a tratar de seguir el camino teórico y metodológico señalado por el autor en la búsqueda de entender cómo la pelÃcula Última Parada 174 (Bruno Barreto, 2008) se convirtió en un fenómeno importante en el contexto social brasileño, que desde el año 2000 registró el crecimiento de pelÃculas de temática urbana y violenta. Estas pelÃculas retratan la realidad de las villas y sus habitantes.