É possÃvel reunir poética e comunicação cotidiana e, assim, torná-las fenômenos não exclusivos? Este
texto parte dessa questão e busca identificar os movimentos que possibilitaram a cisão. Assim, vê-se que, no esforço de superação da metafÃsica do pensamento moderno e contemporâneo, há a reafirmação da metafÃsica; na crÃtica à Platão, uma espécie de injustiça filosófica que retira de seu pensamento o elogio à poesia; na dissociação entre comunicação e poética, a superfÃcie visÃvel desses equÃvocos. Assim, este texto é construÃdo em arguir a razão do por que houve a cisão, e em que medida tal separação traz em seu fundo a racionalidade e a razão centrada no sujeito, desde Nietzsche e seus seguidores até a tentativa de resgate da racionalidade por Habermas.
Is it possible to gather poetic and daily communication and, like this, to turn them on exclusive phenomena? This text leaves of that subject and wants to identify the movements that made possible the scission. Like this, it is possible to notice that, when accomplishing the division, the metaphysics, denied by the modern and contemporary thought, it is reaffirmed; in the critic to Plato, there is a type of philosophical injustice that removes of his thought the praise to the poetry; in the dissociation among communication and poetic, the visible surface of those misunderstandings. Like this, this text seeks to interrogate the reason why there was that scission, and in what measured the separation brings in its bottom the rationality and the reason centered in the subject, from Nietzsche and their followers to the attempt of rescuing the rationality undertaken by Habermas.
¿Es él posible para recoger poética y la comunicación y diaria, y, de este modo, hacer deles fenómenos no excluusivos? El presente documento tiene este problema y búsqueda de identificar los movimientos que hicieron posible el scission. Por lo tanto, en el esfuerzo por superar la metafÃsica del pensamiento moderno y contemporáneo, hay el reafirmação de la metafÃsica; en la crÃtica de Platón, un tipo de injusticia filosófica que quita el elogio para la poesÃa de su idea; en la disociación entre la comunicación y el poético, la superficie visible de esos malentendidos. De este modo, este texto es construido in interrogar por qué se separó, y en qué medida la separación como en su fondo aporta racionalidad y la razón centrada en el sujeto, desde Nietzsche y sus seguidores hasta la intento de rescate de la racionalidad por Habermas.