Este artigo tem como objetivo investigar o poder sugestivo dos signos verbais em O livro negro das cores, mostrando que a descrição poética das cores, eminentemente conotativa e a estruturação do texto sinestésico e metafórico, confere à obra potencial para evocar sensações cromáticas multissensoriais por
meio de palavras. O conceito de texto literário, de DomÃcio Proença Filho, como principal base teórica, permite afirmar que o livro, por seu alto valor expressivo e sofisticação gráfica, possibilita que o leitor redescubra e (re)crie de forma imaginativa um mundo “colorido†de estÃmulos, no qual a visualidade não é imperativa.
This article aims to investigate the suggestive power of verbal signs in O livro negro das cores (The Black Book of Colors), showing that the poetic description of the colors, which is highly connotative and structuring text synaesthetic and metaphorical, gives potential for the work to evoke multisensory chromatic sensations through words. The concept of literary text, from DomÃcio Proença Filho, as the main theoretical basis, asserts that the book, for its high expressive value and graphics sophistication, can make the reader imaginatively rediscover and (re)create a "colorful" world of stimulus, in which the visual is not mandatory.
Este artÃculo tiene como objetivo investigar el poder de sugestión de los signos verbales en el libro negro de los colores, que muestra que la descripción poética de los colores, altamente connotativo y estructurar el texto sinestésica y metafórico, da a la obra potencial para evocar sensaciones
multisensoriales cromática a través de las palabras. El concepto del texto literario, de Domicio Proença Hijo, como principal base teórica para sugerir que el libro, por sus altos gráficos expresivos y sofisticados, permite al lector a redescubrir y (re) crear un mundo "colores" imaginación de estÃmulos, en el que el visual no es imprescindible.