A pesquisa em questão visa analisar o legado deixado pelos artistas
construtivistas Vladimir Tatlin e Naum Gabo e as repercussões de suas obras na
formação de arquitetos e em intervenções nos ambientes urbanos. Para atender a este
propósito, o projeto foi desenvolvido em duas etapas: inicialmente percorreu-se uma
trajetória analÃtica de aprofundamento conceitual da base filosófica e artÃstica destes
expoentes, a partir de pesquisa e levantamento bibliográfico e iconográfico e,
posteriormente, foi adotado um procedimento experimental em que foram aplicadas
práticas de manipulação de materiais, análises de encaixes e sistemas de articulação
estruturais, amparados pelo raciocÃnio abstrato, procedimento usual nos campos da
Arquitetura e do Design. Esta estratégia buscou explorar a relação da Arte com a
Arquitetura, por meio da reprodução das seguintes obras: Contra-relevo de canto, de
Tatlin (1915) e Construção de Rotterdam, de Gabo (1957). A produção destes
modelos permitiu à pesquisadora aplicar, em experimentações concretas, alguns dos
conceitos apresentados por estes artistas na fundamentação do Construtivismo, além
de aprender a conhecer e a explorar materialidades, ao traduzir em modelos, as
formas utilizadas por eles.
This research aims to examine the legacy of the constructivist artists
Vladimir Tatlin and Naum Gabo and the repercussions of their works in the
development of architects and in urban environments interventions. To reach this
purpose we developed the project in two stages: initially we made an analytical study
of the artist’s philosophical and artistic concepts background and, later, we adopted an
experimental procedure trying material’ s handling practices, analysis of structural
joint fittings and systems supported by abstract reasoning, usual procedure in the
Architecture and Design fields. This strategy sought to explore the relationship
between Art and Architecture, through the reproduction of the following works:
Contra-corner relief of Tatlin (1915) and Rotterdam Building of Gabo (1957). The
production of these models allowed the researcher to apply in materials trials some of
the Constructivism concepts presented by these artists, besides learning and exploring
materialities while experimenting in models the forms and materials used by them.