A (DES)IMPORTÂNCIA DO ESPAÇO PARA PENSAR AS ARTES VISUAIS: ENTRE HEIDEGGER E O AMBIENTE DA ARTE
Revista Ideação
A (DES)IMPORTÂNCIA DO ESPAÇO PARA PENSAR AS ARTES VISUAIS: ENTRE HEIDEGGER E O AMBIENTE DA ARTE
Autor Correspondente: M. G. Rodrigues | [email protected]
Palavras-chave: Espaço; História; Heidegger; Pluralismo; Ambiente da Arte.
Resumos Cadastrados
Resumo Português:
Este artigo pretende explorar a importância do
espaço para pensar as artes visuais na atualidade partindo das
ideias de Martin Heidegger presentes no seu texto “A arte e o
espaço†(Die Kunst und der Raum, 1969). A leitura crÃtica que
desenvolveremos parte da exigência não reducionista que o
contexto pluralista das artes visuais impõe. Nesse sentido, o espaço
será investigado pelos recursos teóricos oferecidos por Heidegger
mas também pelo que chamei de “Ambiente da Arteâ€. Veremos
que no primeiro caso, espaço e história estão intimamente
ligados, restringindo o que se pode reconhecer como arte
visual. No segundo caso, tentaremos defender como um espaço
comunicacional pode ampliar a compreensão de arte visual
Resumo Inglês:
This paper aims to explore how space could be
important to the philosophy of visual arts starting from Martin
Heidegger´s Die Kunst und der Raum (1969). What will guide
us is the non-reductionism presupposition imposed by the
pluralistic context of nowadays production on visual arts world. Thus space will be investigate both from the theoretical view
offered from Heidegger but also from what I called “Ambient of
Artâ€. The first position will show us that space and history are
so connected that the recognition of art depends on history. In
the last case we will argue that a “communicational space†could
enlarge the understanding of visual arts.